Atividades vogal inicial final

Para desenvolver estas Atividades vogal inicial final , com as crianças da educação infantil 2º período o docente deve ter trabalhado anteriormente para que haja melhor compreensão.

Portanto o objetivo destas Atividades vogal inicial final é associar e identificar o som inicial e final das palavras e escrever espontaneamente as vogais.

Sobretudo  a finalidade destas atividades letra inicial e final para educação infantil é valorizar a oralidade e o sistema fonético das palavras.

O papel do professor como mediador , apresentar na rotina escolar os sons das VOGAIS nas palavras, vídeos e cantigas que ajudem no processo de alfabetização inicial.


Por esta razão, as atividades de alfabetização para os alunos do 2º período é importante utilizar o método com sons vocálicos através dos métodos fônicos.

Segundo  o MEC tem como objetivo fundamentar programas e ações a partir de cinco pilares: “consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência em leitura oral, vocabulário e compreensão de texto.


Também há orientações para crianças de educação infantil (0 a 5 anos) têm “ensino de habilidades fundamentais para alfabetização, como consciência fonológica, consciência fonológica, conhecimento alfabético”.

Como alfabetizar metodo fonico através das Atividades vogal inicial final

Alfabetizar com metodo fonico prioriza o desenvolvimento da consciência fonêmica  é uma base para a descoberta do princípio alfabético.

Então é por meio de brincadeiras de ritmos, assonâncias e aliterações que tomam consciência dos aspectos da palavra.


A consciência fonética refere-se à capacidade de identificar os segmentos de som que formam uma palavra.


Esses seguimentos se chamam fonemas.


O método fônico é uma maneira de alfabetizar através dessa conscientização.

Os objetivos da consciência fonêmica?

objetivo é trabalhar consciência fonêmica que é a habilidade de ouvir, identificar e manipular individualmente os menores sons da fala, ou seja, os fonemas.

Para que a criança compreenda o sistema fonético é importante que ela aprenda que:

  • as palavras têm sons: cada palavra tem um som diferente;
  • as letras representam os fonemas (você vai usar com elas a palavra “sons”, para facilitar o entendimento);
  • para mudar a palavra, precisa mudar uma ou mais letras;
  • quando muda a letra, a palavra fica diferente, tem outro som;
  • para ler, é preciso identificar os sons que as letras representam (analisar) e juntar (sintetizar) estes sons para formar a palavra.
Em síntese , estas atividades de alfabetização busca permitir, através de exercícios, descobrir que existe uma relação bastante sistemática entre o que o aluno ouve nas palavras e letras que representam.

fonte: instituto alfaebeto






Um comentário: