Atividades para escrever e colorir


Hoje trouxe para as crianças da educação infantil as Atividades para escrever e colorir.


Certamente as Atividades para escrever e colorir, tem a finalidade de incentivar o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.


Entretanto atividades para ler e escrever desenvolvem algumas habilidades como:


  • coordenação motora;
  • identificação de cores;
  • aperfeiçoamento das capacidades motoras;
  • concentração máxima;
  • estabelecer limites;
Embora as atividades seja desenvolvida de forma mais leve , é importante que as crianças já desenvolvam as habilidades de leitura e escrita na educação infantil coletiva.




A aprendizagem com atividades para escrever e colorir

De acordo com a BNCC ,o campo de experiencia da educação infantil indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva.

Dentre elas as atividades educação infantil escuta fala pensamento e imaginação são fundamentais  para de desenvolver a percepção visual, também desenvolveram a oralidade e a curiosidade em explorar as imagens. 


Portanto nestas atividades para educação infantil 5 anos ,mesmo que a criança ainda não tenham construído hipóteses sobre a escrita, ela pode de forma coletiva selecionar as letras que compõem os nomes dos animais.


Consequentemente a criança seleciona as letras disponíveis na folhinhas e dispõem nos quadrinhos com a quantidade correta.


Desta forma à medida que vão conhecendo letras que compõem o nome das figuras , já compreendem a escrita como sistema de representação da língua.


Contudo as atividades com o sistema de escrita na Educação Infantil precisam ser diversificadas e oferecer novos desafios às crianças, potencializando seu aprendizado .

Segundo especialistas na área da educação infantil nesta fase é essencial para que tanto o aspecto figural (forma e direção das letras) como o conceitual (combinação das letras) sejam desenvolvidos.

Por essa razão, o trabalho deve variar entre situações de leitura e de escrita.


Assim as situações de escrita apresentam outros desafios aos pequenos, como a grafia das letras, uma por uma, até construir a palavra completa.


Enfim é na escola que todo esse conhecimento é organizado e o processo de aquisição da escrita é feito de forma sistemática e significativa.







2 comentários: