Atividades recorte coordenação motora


A fim de estimular o uso da tesoura com alunos da Educação Infantil trouxe estas Atividades recorte coordenação motora.


Portanto as Atividades recorte coordenação motora foram elaboradas a fim de desafiar a criança.




Dessa vez ela deve praticar movimentos com as mãos, utilizando a tesoura e o papel com pequenas linhas de diferentes posições.


Tal aquisição de novas habilidades faz parte da série de aprendizados e descobertas que os pequenos devem experimentar ao longo de seu desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicomotor infantil .


O uso da tesoura nas atividades recorte coordenação motora

Trazer para a sala de aula Atividades de recorte como meio dos exercícios de corte e recorte de gravuras, formas, desenhos é importante nesta fase de do desenvolvimento coordenação motora educação infantil .

Pois a partir do manuseio a tesoura será a ferramenta capaz de estimular aspectos psicomotores das dificuldades de aprendizagem dos pequenos .

Veja abaixo uns dos objetivos principais que colaboram para o uso da tesoura em sala de aula:
  • O uso da tesoura é ideal para induzir a prática de atividades diferentes, o que estimula completamente o tônus do músculo dos pequenos ;
  • O manuseio da tesoura ajuda a melhorar a escrita pois a letra é um ato motor e traz bons resultados na hora de se expressar no papel;
  • Desenvolver a capacidade de estimular a habilidade que trabalhe a pressão e força nas mãos no manuseio do abrir e fechar do objeto;
Atividades como esta dão suporte e apoio para alunos da creche que ainda não desenvolveram o habito de manusear objetos que colaboram na coordenação motora .

No entanto outros tipos de suportes nesta fase de aprendizagem são importantes a fim de para aprimorar a coordenação como: massinha, pinça com objetos etc.

Entretanto são habilidades que desenvolvem a musculatura dos pequenos trazendo para o seu dia a dia mais facilidade na hora de pegar no lápis por exemplo.


Por isso que o papel do professor e da família é importante nesta fase de desenvolvimento da criança.

Assim, tanto em casa ou em sala de aula é fundamental que apresentem atividades que estimulem a musculatura das mãos passa a ser desenvolvida.


Desta forma a criança utiliza uma força considerável ao utilizar a tesoura, com mais ou menos força sempre com a supervisão de um adulto, pois nesta fase elas tem o costume de levar o objeto cortante á boca.








Nenhum comentário