Atividade de identidade infantil


Para iniciar o ano letivo preparei esta Atividade de identidade infantil para os pequenos.


Trouxe esta atividade de identidade infantil a fim de trabalhar a construção da identidade na Educação Infantil .


Pois o papel fundamental da Educação Infantil é promover experiências em que as crianças possam ampliar o acesso ao mundo da escrita.





De acordo com a Base alguns campos de experiencias são trabalhados nesta atividade de identidade educação infantil da qual ela já participa desde seu nascimento, ainda que com diferentes frequências.


Contudo os respectivos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC estão presentes nessas práticas :

  • "O eu, o outro e o nós" - 
  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações" -
  • (EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
  • "Escuta, fala, pensamento e imaginação":(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
A partir destas habilidades é possível promover experiências em que as crianças possam ampliar o acesso ao mundo da escrita, da qual ela já participa desde seu nascimento, ainda que com diferentes frequências.

Através da identidade a criança na fase da primeira infancia idade
consegue distinguir ,e observar a diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal .


Assim a escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança.


Enfim a proposta desta atividade é registrar os dados de identidade da criança, com apoio das famílias a fim de descobrir e reconhecer-se como um indivíduo único.




Nenhum comentário