Hoje trago estas Atividades para ilustrar - identidade autonomia para alunos da Educação Infantil.


Então são 5 páginas com Atividades para ilustrar - identidade autonomia para desenvolver o desenho de acordo com a sua vivencias e práticas na sociedade.


Portanto valorizar a identidade e autonomia na educação infantil faz com que a criança conheça o outro e troque experiências em sala de aula.


Pois o papel fundamental da Educação Infantil é promover experiências em que as crianças possam ampliar o acesso ao mundo da escrita.


De acordo com a BNCC , alguns campos de experiências são trabalhados nesta atividade de identidade educação infantil da qual ela já participa desde seu nascimento, ainda que com diferentes frequências.


Contudo os respectivos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC estão presentes nessas práticas:


O eu, o outro e o nós


(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.


(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.



Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.



Escuta, fala, pensamento e imaginação

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.


A partir destas habilidades é possível promover experiências em que as crianças possam ampliar o acesso ao mundo da escrita, da qual ela já participa desde seu nascimento, ainda que com diferentes frequências.





Como desenvolver identidade e autonomia em crianças

Um dos objetivos para desenvolver identidade e autonomia em crianças são:
  • interagir e relacionar-se por dos desenhos das preferencias pessoais;
  • Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
  • Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
  • Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.
Contudo para desenvolver identidade e autonomia em crianças são através da construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social.

A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.


A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.


Enfim, é importante oferecer para a criança da Educação Infantil, um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo.


Desta forma promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.



Para baixar em PDF digite a senha : autonomia