O Plano de aula educação infantil também chamado de planner é um documento utilizado e elaborado pelo professor a fim de definir:
  • Campo de experiência,
  • Objetivos de aprendizagem,
  • Objetos do conhecimento e desenvolvimento,
  • Metodologia.
Plano de aula educação infantil

Além disso também no Plano de aula educação infantil podemos preencher os campos de acordo com o que será ensinado semanalmente, ou até mesmo diariamente.

Contudo de acordo com as práticas pedagógicas os direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em diversas situações ao : Conviver, Brincar , Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se.


Porém muitos professores encontram dificuldades em encontrar um plano de aula prático como este apresentado a vocês.


Portanto esta folha de planejamento vem de encontro ao que muitos educadores necessitam para preencher e colocar em seu portfólio ou diário de classe.


Sobretudo eu mesmo me rendi a esta forma de anexar meus conteúdos dados em sala de aula.


Enfim sendo uma forma completa para preencher e ter maior praticidade alinhados a BNCC.

Como preencher o Plano de aula educação infantil

  1. Primeiro os dados da turma e do professor pode ser feita de forma escrita ou digitada. Pois pode ser aberta no Word, abrir a caixa de texto e já digitar os campos para ficar preenchido de forma padrão.
  2. Os campos de experiências: constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
  3.  Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: abordam as aprendizagens essenciais que compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes.
  4. Metodologia: são os métodos e estratégias escolhidos pelo professor para orientar o aprendizado da crianças nos quais sinaliza os caminhos que ele escolherá para conduzir a aula.

Autoria das atividades: Dani Cristina