Ensinar sobre esta data comemorativa e apresentar diferentes Atividades 7 de setembro independência do Brasil na educação infantil não é um trabalho simples.
Dia da Independência do Brasil é comemorado no dia 7 de setembro por ser considerado o momento simbólico que D. Pedro rompe as relações de subordinação com Portugal.
Portanto é um feriado nacional e várias cidades brasileiras organizam desfiles escolares e militares para celebrar a data.
Entretanto esta é uma história linda sobre como o Brasil ficou independente de Portugal e isto nos trouxe uma liberdade histórica.
E a partir daí a proclamação da Independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, foi um passo decisivo para o início da organização do estado brasileiro
Entretanto para os pequenos abordar este tema é muito complexo ainda mais para os alunos da pré escola.
Portanto já passei por isso , então deixava a aula bem mais leve apresentando vídeos, cantigas e ilustrações para encenara história sobre D.Pedro.
Este vídeo abaixo é um resumo bem animado de quando os portugueses chegaram aqui e queriam que o Brasil fosse apenas uma colônia.
Além disso mostra D.Pedro às margens do Rio Ipiranga com o grito que libertou o Brasil de Portugal.
(https://www.youtube.com/watch?v=kGrj_y8SpSw)

7 de setembro educacao infantil

Era uma vez o João VI , sua esposa D. Maria I e seu filho D. Pedro I vieram de Portugal morar por aqui em março de 1808.
Chegaram ao Rio de Janeiro e por aqui D. João mudou o pais de colônia para reino unido de Portugal.
Depois de algum tempo o pai decidiu retornar à Portugal e deixou D.Pedro como o príncipe regente para cuidar do país.
Um belo dia recebeu uma carta de seu pai pedindo para que voltasse à Portugal e que todos obedecesse as leis portuguesa.
Como D. Pedro não obedeceu , o pai ficou furioso enviou outra carta pedindo o retorno do filho para Portugal e anunciava-se o fim de uma série de medidas em vigor no Brasil e tidas pelos portugueses como “privilégios” e os ministros de D. Pedro eram acusados de traição.
D. Pedro não quis trair o seu povo e o desejo de independência começou a ganhar força.
Então seu amigo José Bonifácio levou a carta com as notícias em 7 de setembro de 1822, quando ele estava às margens do Rio Ipiranga.
Lá em seu cavalo, lançou sua espada e anunciou ao povo que a partir daquele dia o Brasil seria um país independente.
Depois em 18 de Setembro o país ganha sua própria bandeira e D. Pedro escreveu o hino da Independência do Brasil.

E enfim em 12 de outubro Dom Pedro foi oficialmente anunciado como o Imperador do Brasil.
Diversas Atividades 7 de setembro independência do Brasil

Para salvar em PDF digite a senha: patria